O que fazer em Natal: Passeio 3 em 1 GRÁTIS!

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é um dos destinos mais procurados do Nordeste.

O que fazer em Natal é o que não falta.

Como viajar barato é a nossa especialidade, hoje trago para você 3 dicas de passeios GRÁTIS em Natal para fazer num único dia e ainda uma super dica para economizar com o traslado passeio/hotel. 😉

O que fazer em Natal

  • Fortaleza dos Reis Magos
o que fazer em natal

Vista do Baluarte no Forte

COMO CHEGAR: dá para ir de ônibus da Praia de Ponta Negra a Praia dos Artistas, onde se localiza o Forte, porém eu não recomendo esta opção, por experiência própria.

A parada de ônibus mais próxima do Forte fica a 45min. Ninguém merece toda essa caminhada se o sol estiver forte. Além do mais, é meio perigoso chegar a pé no Forte, segundo um senhor que vende coco na praia.

Sugiro que você pague um taxi mesmo, custa em média R$35.

o-que-fazer-em-natal

Forte dos Reis Magos

A Fortaleza dos Reis Magos é uma edificação militar, construída entre Rio Pirangi e o oceano Atlântico, que conta a história não somente do Rio Grande do Norte como do Brasil.

Sua fundação ocorreu antes mesmo da existência da cidade de Natal, em dia 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, daí a origem do nome do Forte. Ele foi tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural em 1949 e hoje é administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Forte demorou 30 anos para ser construído por causa do ciclo da maré, não tinha como continuar a obra quando a maré estava alta.

Desde a colonização do Brasil, os portugueses dominaram o Forte, porém a Fortaleza dos Reis Magos foi dominada pelos holandeses durante duas décadas, logo após os portugueses voltaram ao poder.

As dependências do Forte já serviram de prisão até para brasileiros e portugueses.

Seu formato é de uma estrela de 5 pontas assimétricas,

Atualmente, não cobram nada para a visitação ao Forte, até pouco tempo se pagava uma taxa simbólica.

Não passa ônibus próximo ao Forte, a melhor forma de acesso é de táxi ou vans de turismo que deixa a pessoa no estacionamento para depois seguir numa caminhada de aproximadamente 500m por uma ponte construída entre o Rio Potengi e o mangue.

A vista durante a caminhada é belíssima, podemos ver a Ponte Newton Navarro por completo de um ângulo diferente.

Quem nos contou um pouco da história do Forte dos Reis Magos foi o Henrique, Guia de Turismo do Senac, muito simpático e atencioso, ao final do passeio você dá qualquer valor que ele recebe de coração.

Visitamos as salas de tortura, a capela e o alto do Forte que tem canhões ainda originais!

A vista de cima do Forte é esplêndida!

  • Centro de Artesanato da Praia dos Artistas
o-que-fazer-em-natal

Artesanado de Natal

Minha ideia original era visitar o Centro de Turismo de Natal, antiga penitenciária, local onde tem o Forró com Turista todas as quintas-feiras, porém refiz meu planejamento.

Como o Forte dos Reis Magos fica bem próximo do Centro de Artesanato da Praia dos Artistas fiquei por aqui mesmo e não me arrependi!

O táxi do Forte ao Centro de Artesanado da Praia dos Artista é só R$10.

Aqui você encontra todo tipo de produto regional. Das mais variada castanhas (com pimenta, com chocolate, com gergelim, com rapadura…), doce de caju, doce de leite, blusas, shorts, vestidos com algodão 100% artesanal, artesanato com quenga de coco, madeira, argila, biscuit, tudo realmente muito lindo.

São tantas lojinhas que dá vontade de visitar cada uma, mesmo que os produtos sejam bem parecidos. Se olhar atentamente dá para encontrar artesanatos diferentes ou de melhor qualidade, pois são muitos artesãos que produzem para aquelas lojinhas.

Quem for acompanhada de marido, namorado ou coisa do gênero deixe-o esperando na praça de alimentação, assim dá para fazer as compras mais sossegada! 😀

Achei os artesanatos do Centro de Artesanato da Praia dos Artistas mais baratos do que os artesanatos da Praia de Ponta Negra.

  • Shopping Mãos de Arte
o-que-fazer-em-natal

Artesanato de Natal

Também localizado na praia dos artistas, fica a uns 20m do Centro de Artesanato.

O shopping possui muitas lojinhas, as galerias são chamadas por nomes de praias famosas, possui estacionamento grátis para os clientes.

Encontrei muita coisa legal, mas o mais me chamou a atenção foi o horário de funcionamento. Visitei o shopping as 11h de sábado e acredito que 20% das lojas estavam fechadas, perguntei ao vendedor de uma loja sobre o horário de funcionamento ele disse que era das 10h às 22h, mas os lojistas abrem na hora que quer! Patrão é outra coisa!kkkk

Vale a pena a visita para conhecer. Eu gostei mais do Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, mais povão e mais variedade! 😀

Agora vou te dizer a super dica para economizar na volta para o Hotel. 😀

O Restaurante Casa do Matuto é bem próximo ao Centro de Artesanato na Praia dos Artistas, eles oferecem o serviço de traslado grátis para os clientes que fazem refeição com eles.

Casa do Matuto

Casa do Matuto

Então nós passeamos pelo Forte dos Reis Magos, pelo Centro de Artesanato, pelo Mãos de Artes, e por fim almoçamos  na Casa do Matuto, local com decoração típica do nordeste, comida boa e barata.

Voltamos no 0800 para o Hotel! 😀

Veja todas nossas fotos da Viagem para Natal aqui!

E aí, Curtiu?

Gostou dessas dicas sobre o que fazer em Natal no Rio Grande do Norte?

Você já conhece algum desses lugares? Diga o que você achou nos comentários!

Compartilhe esse artigo nas redes sociais, seus amigos também irão gostar de saber! 😉

Coloque seu e-mail aqui e Viaje Barato a partir de agora!


FIQUE ATUALIZADO

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog.

 

Shirley Gomes

Author: Shirley Gomes

Cearense de coração, apaixonada por viagens e fotografia, criou o site Dicas de Viagens Baratas para mostrar que é possível fazer ótimas viagens mesmo com pouco dinheiro, pois com planejamento e organização é possível viajar para qualquer destino, basta querer.

Share This Post On
Você gosta do Blog e deseja ajudar? Nós ganhamos uma comissão do Booking quando você faz sua reserva através dos banners e links inseridos aqui! Você não paga nem um centavo a mais por isso e ainda ajuda na manutenção do Blog! Agradeço desde já! Booking.com

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *