Roteiro de 5 dicas em Foz do Iguaçú (Bônus: como economizar 50% em translado e passeios em Foz)

Se você está aqui é porque quer saber mais notícias sobre Foz do Iguaçu! Muito bem, vou te passar um roteiro para 5 dias em Foz do Iguaçu, dicas de onde comer, hospedagem, passeios, e muito mais.

Foz do Iguaçu é uma cidade localizada no Estado do Paraná, muito famosa por abrigar uma das maiores maravilhas no mundo, as famosas cataratas do Iguaçu. Se você só conhece por foto, aquilo pessoalmente é incrível.

Conta a história que Santos Dumont foi o padrinho das cataratas pois em 1916 ele enviou aos órgãos públicos um documento solicitando a retirar de posse das cataratas de apenas um dono, daí passou a ser patrimônio nacional. Obrigada Dumont. 😀 Quer saber mais sobre esse fato histórico clique aqui

PASSEIOS EM FOZ

Não falta que o fazer em Foz. É uma maravilha!

Você pode ver algumas coisas para fazer aqui para você se inspirar.

Eu fiz os seguintes passeios: Cataratas do lado brasileiro, Cataratas do lado argentino, macuco safari no lado brasileiro (mas dizer que no lado argentino é mais emocionante), visita ao templo budista, visita a mesquita islâmica, vista panorâmica em Itaipu, Parque das Aves, La Aripura, marco das três fronteiras do lado argentino e do lado brasileiro, e claro compras no Paraguai! 😀

VAMOS AO ROTEIRO!

DIA 1

Chegamos em Foz no sábado a tarde, nossa viagem foi no período de 24/11 a 28/11, o tempo estava agradável.

Assim que chegamos fomos logo para o hotel Águas do Iguazú, que, por sinal, oferece o transfer aeroporto-hotel como cortesia, colocamos nossa bagagem no quarto e fomos atrás de um local para comer, perguntei na recepção uma dica de local bom que vendesse churrasco, então fomos para “O Gaúcho” (ótimo custo benefício).

Nosso primeiro passeio estava programado para as 16h, city tour em Puerto Iguazu. O roteiro foi La Aripura, Marco das três fronteiras no lado argentino, e Puerto Iguazu.

Ao passar pela aduana argentina você precisa ter documento válido (habilitação ou passaporte) e atualizado, por exemplo, RG emitida nos últimos 10 anos em bom estado de conservação; criança só entra acompanhada de pai e mãe (informações ditas pelo guia turístico). Na ida passamos cerca de 20 minutos parados, mas na volta foi quase uma hora porque a polícia argentina pensou que estivesse faltando gente no nosso ônibus, sendo que não estava, enfim…

O melhor desse passeio foi a visita a La Aripura. É um lugar lindo com muito verde. A-M-O <3 !!!

La Aripura significa “armadilha” objeto criado para capturar animais. É um ambiente harmônico entre homem e a natureza.

Artesanato na La Aripuca

Artesanato na La Aripuca

Tem uma lojinha de artesanato com artes de vários artesões. Super recomendo, se for do seu interesse comprar um artesanato diferenciado compre aqui pois em Puerto Iguazu só vende comida (praticamente).

Tem também artesanato de uma comunidade indígena. Eu comprei um lindo colar feito de sementes.

Eles aceitam o REAL como moeda, porém é um preço um pouco maior, talvez uns 10%.

Marco das três fronteiras (Lado Argentino)

Marco das três fronteiras (Lado Argentino)

Depois de 1h na La Aripura fomos ver o Marco das três fronteiras no lado argentino. Sinceramente não vi nada demais. Tiramos algumas fotos por lá, mas o local não é bem cuidado (quando comparado com o lado brasileiro).

Após 30 minutos, aproximadamente, fomos para a cidade de Puerto Iguazu. É um “pólo gastronômico” onde você pode comprar alfajor, azeite, queijo, empada, doce de leite, entre outras comidas típicas do local. Eu provei da empada, normal, mas depois fiquei com medo de dar algum problema comigo, pois a higiene em alguns locais é meio duvidosa. Provei do sorvete Freddo, ele é famoso, mas sou mais o da San Paolo que como aqui em Fortaleza. =)

Ficamos 1h30min, aqui. Achei tempo demais.

Resumo… de todos os passeios que eu fiz, este é o único que eu não recomendo, principalmente se você estiver com os dias contados. Você ganha muito mais se for visitar só La Aripura. Esse sim vale todos os créditos.

DIA 2

PARQUE DAS AVES E CATARATAS DO LADO BRASILEIRO

Quando comecei a pesquisar sobre os passeios em Foz, pensei em não ir no Parque das Aves, mas graças a Deus não fiz essa besteira. O local é lindo e apaixonante. Aves de muitas espécies. Você faz um percurso por vários “ambientes”, cada espaço é uma atração. Tem banheiro, lanchonete e uma lojinha de artesanato.

Estudante e idoso pagam meia entrada. Saiba mais informações aqui.

Passamos a manhã no Parque das Aves e a tarde fomos para o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçú. Você pode fazer esse passeio no mesmo dia, são locais muito próximos, um na frente do outro.

Parque das Aves

Parque das Aves

O ingresso do parque das aves eu comprei no local, no espaço de autoatendimento para compra no cartão (crédito ou débito), já o ingresso do Parque Nacional eu comprei pela Loumar, quando chegamos no Parque bastou pegar a fila para trocar o voucher pelo bilhete e a fila para entrar no Parque.

Assim que a gente entra no Parque pegamos o ônibus (do próprio Parque, não paga) que tem três pontos de paradas. Primeira para quem vai fazer passeio de bike e outros; segunda parada para quem vai fazer o macuco safari; terceira, e última, para ver a estrela do Parque: As cataratas. 😀

Jipe no Parque Nacional das Cachoeiras

Jipe no Parque Nacional das Cachoeiras

O passeio do macuco safari é parada obrigatória. O passeio é caro, mas vale muuuuuuuuuito a pena. Não é perigoso. Eu me considero uma pessoa medrosa e mesmo assim curti demais passeio. A sensação é incrível. Não tem preço ficar quase embaixo das cataratas sentindo a pressão da força da água e escutando aquele barulho. Muito muito muito bom. São 2h de passeio o percurso todo: trilha, carrinho, jipe e barco. O melhor, o passeio de barco, são só uns 15minutos. Também compramos o ingresso desse passeio com a agência de turismo.

Após o macuco safari pegamos o ônibus para ir para a terceira parada, ver as cataratas. Era de tarde, mas o tempo estava agradável, fizemos uma ótima caminhada apreciando as belezas da natureza. O local é bem sinalizado, conduz o turista numa rota intuitiva, não tem risco de perder os principais pontos de contemplação das cataratas.

Dentro do Parque tem lanchonetes, banheiros, lojinha de artesanato, tudo muito bem organizado e estruturado. Neste quesito o Brasil está de parabéns, pois o Parque do lado Argentino é outra realidade.

 

DIA 3

CATARATAS DO LADO ARGENTINO

Gente, é muito lindo. Muito mais bonito do que no lado brasileiro, na verdade são belezas diferentes. Quando eu digo que é mais bonito, me refiro a quantidade de pontos de visualização das cachoeiras. São muitos mirantes e a trilha “básica” são 7km para visitar a garganta do diabo…

Garganta do Diabo - Lado argentino

Garganta do Diabo – Lado argentino

Como chegar, você tem a opção de ir de ônibus que você pode checar as dicas da Gê Azevedo do Mineiros na Estrada. Eu ia fazer como ela sugeriu, mas eu consegui 50% de desconto no translado que acabei fechando com a agência de turismo. (No final do artigo eu conto como conseguir esse desconto)

Eu levei água, fruta, oleaginosas e chocolate para o lanche. Não comprei nada lá. Tudo caro (pelo menos para mim!haha :P) DICA: levem pelo menos sua água, pois uma garrafinha de 500ml era R$10,00.

Eu achei o parque meio confuso. Muitas opções de trilhas. O Parque da Cataratas da Argentina é enorme. Tanto é que eles oferecem 50% de desconto no segundo ingresso para você voltar, em até uma semana, e conhecer o restante do parque.

Acredito que para seu passeio as cataratas ser completo você precisa conhecer os dois lados. Recomendo ir primeiro no lado do Brasil, depois do da Argentina, pois se você fizer o contrário certamente irá se decepcionar, pois é inevitável fazer comparações.

Esse passeio é o dia todo, portanto programe apenas ele para um dia.

 

DIA 4

Templo budista

Templo budista

City Tour Foz do Iguaçu e Usina de Itaipu

Pela manhã fizemos o City Tour por Foz do Iguaçu cujo roteiro foi visitar o templo budista, mesquita islâmica e marco das três fronteiras no lado do Brasil.

O templo budista é lindo. Além de lindas fotos, você também tem oportunidade de meditar no templo.

A visita a mesquita islâmica tem hora marcada, o grupo deve esperar a hora para entrar todos ao mesmo tempo. As mulheres devem usar saia longa ou calça comprida. Caso você esqueça, eles alugam por R$5,00 a saia longa. Também faz-se necessário usar a burca para entrar na mesquita, este eles emprestam.

Enquanto o grupo espera para entrar na mesquita você pode aproveitar esse tempo o olhar a lojinha de artesanato ao lado da mesquita.

Depois dessa visita, seguimos para o marco das três fronteiras no lado do Brasil. Lugar lindíssimo. O brasileiro sabe explorar as oportunidades do turismo. Tem um lindo empreendimento no local. A noite tem apresentações culturais e comidas da região, porém não fiz a visita à noite.

O city tour em Foz do Iguaçu é uma manhã. Então a tarde você pode programar outra atividade, e foi isso que fizemos, escolhemos conhecer a Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do Brasil.

O tour pela usina de Itaipu começa com uma pequena apresentação no auditório sobre o que é e qual a importância da Usina para o Brasil e o Paraguai, depois somos conduzidos para um ônibus panorâmico. Durante o percurso tem um guia ou um áudio com explicações sobre os pontos de visitação da usina.

Existem alguns passeios que você pode fazer na usina. Veja aqui. O que nós fizemos foi o Itaipu Panorâmica se você é estudante leve sua carteirinha, aqui você paga meia entrada.

DIA 5

Você está sentindo falta coisa? Algum passeio INDISPENSÁVEL? Hahaha =P

C-O-M-P-R-A-S – N-O – P-A-R-A-G-U-A-I \ 😀 /

Fechamos nossa viagem a Foz do Iguaçu com chave de ouro.

Passamos a manhã das 8h às 12h no Polo de compras no Paraguai, geralmente as pessoas ficam o dia todo. Principalmente a mulherada!haha

Meu principal objetivo era conhecer esse polo de compras tão famoso. Levamos uma quantia em reais mesmo, não fizemos a conversão. Caso você tenha certeza do que quer comprar e sabe o valor, é muito melhor levar em dólar, mas caso não o leve (o que eu fiz) a diferença não é tão grande.

Todos os translados e passeios eu fiz com a agência de turismo, porém nem sempre esse foi o plano original, porque você bem sabe o quanto é caro esses translado em Foz. Mas vou te contar o que me fez mudar de ideia.

Eu já tinha passagens aéreas e hospedagem há dois meses, faltava apenas UM dia para embarcar, era BLACK FRIDAY e resolvi acessar o site da Loumar Turismo e PAAAAN, lá estavam TODOS os passeios e translado com 50% OFF para usar em até 12 meses. Então não pensei duas vezes, já que prefiro o sossego, conforto e certeza de passeio garantido sem perrengues. Essa é uma dica preciosa, caso você esteja se planejando para visitar Foz do Iguaçú, você pode comprar passagens, reservar hotel, e só comprar os traslados e passeios em novembro na Black Friday. (Obs. não estou ganhando um centavo em fazer propaganda da Loumar. Estou indicando porque realmente vale a pena).

Espero que tenha gostado dessas dicas de passeios em Foz.

Deixe nos comentários sua experiência em Foz do Iguaçu.

Inscreva-se para receber notícias sobre dicas de viagens baratas por e-mail.

Se gostou do artigo compartilhe com seus amigos. 😀


FIQUE ATUALIZADO

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog.

 

Author: Shirley Gomes

Cearense de coração, apaixonada por viagens e fotografia, criou o site Dicas de Viagens Baratas para mostrar que é possível fazer ótimas viagens mesmo com pouco dinheiro, pois com planejamento e organização é possível viajar para qualquer destino, basta querer.

Share This Post On
Você gosta do Blog e deseja ajudar? Nós ganhamos uma comissão do Booking quando você faz sua reserva através dos banners e links inseridos aqui! Você não paga nem um centavo a mais por isso e ainda ajuda na manutenção do Blog! Agradeço desde já! Booking.com

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *