São João de São Luis do Maranhão: como aproveitar bem essa viagem!

A Festa de São João de São Luis do Maranhão é uma das mais tradicionais Festas de São João do Nordeste! A riqueza das apresentações dos Bois, a decoração dos arraiais, as vestimentas dos participantes, as músicas apresentadas, tudo é de encher os olhos de qualquer visitante. Conheça um pouco mais de São Luis do Maranhão e seus pontos turísticos.

Localizado a oeste do nordeste brasileiro, o lindo estado do Maranhão limita-se a leste com o Piauí, ao sul e sudeste com Tocantins e a oeste com o Pará. A limitação geográfica que proporciona a maior das belezas naturais é com o Oceano Atlântico ao norte. Tal ligação também influencia na facilidade das rotas fluviais para escoamento da produção regional e nacional, destinada a outros continentes. O que faz o Porto do Itaqui possuir reconhecimento nacional e internacional pela sua importância.

Antes de detalhar a conhecida internacionalmente, Festa de São João de São Luís do Maranhão, sua rica cultura e tradição, vamos “passear” um pouco mais e conhecer esse belo estado brasileiro!

Lençóis Maranhenses

 

Lençois-maranhenses

(reprodução:sintram-ma.com.br)

O estado do Maranhão também é privilegiado com os “Lençóis Maranhenses”. Situados no litoral oriental do estado, envolvendo os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Exerce fascínio nos visitantes pela beleza incomparável.

Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Nada menos do que 155 mil hectares de paisagens deslumbrantes. Com dunas que chegam a 40 metros de altura, além de lagoas de água doce que variam tons de azul e verde. O visitante tem a impressão de estar num imenso e lindo deserto, porém a realidade é que, diferentemente do deserto do Saara, por exemplo, nos Lençóis Maranhenses chove o equivalente a 300 vezes mais. As lagoas mais conhecidas são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita.

Com praias ao norte que recebem as correntes marítimas do Atlântico trazendo uma balneabilidade “morna” e prazerosa, o destaque é também por suas praias, não tão conhecidas como as demais praias badaladíssimas do restante do nordeste, mas que impressionam e superam expectativas pela exuberância e por serem exóticas com fartura de um verde incomum.

Uma curiosidade é que o estado do Maranhão possui a maior variação de marés do Brasil e a quinta do mundo, o que faz que suas praias sejam “mutantes”. Aparecimento de lagos, surgimento de dunas e em seguida tudo muda! As marés também determinam, muitas vezes, a cor da água.

Algumas das praias maranhenses mais famosas são: Praia do Amor (Tutóia), Praias das Ilhas dos Lençóis (Cururupu), Praia de Feijão Bravo (Araioses), Praias desertas de Alcântara (Alcântara) e Praias de Outeiro, Barreirão e Suassoitá (Cedral).

Outros pontos turísticos maranhenses

 

Além de um povo alegre e uma cultura rica e peculiar, o estado do Maranhão possui, entre muitos outros, alguns pontos turísticos que também merecem destaque:

  • Delta das Américas: Com o “Delta do Rio Parnaíba”, terceiro maior delta oceânico do mundo.
  • Floresta dos Guarás: fica na parte amazônica do estado, no litoral mais ocidental.
  • Cidade de Imperatriz: cidade símbolo do folclore animado, excelente clima e com outros vários pontos turísticos. É a segunda maior cidade maranhense.
  • Cidade de São José do Ribamar: fundada em 1967, com arquitetura ímpar, muitas lendas e festejos.

Festa de São João de São Luis do Maranhão

 

Festa de São João de São Luis do Maranhão

Festa de São João de São Luis do Maranhão

A cidade de São Luís do Maranhão é a única cidade brasileira fundada pelos franceses no ano de 1612. Dotada de valioso conjunto arquitetônico que conta com mais de três mil prédios tombados, tem representado em seus prédios, o maior conjunto da arquitetura civil portuguesa.  Quem já não ouviu falar nos famosos azulejos coloniais? Tradição fortíssima do local. Até nos semáforos têm azulejos!rs

Semáforo de azulejo

Semáforo de azulejo

Cultura e a tradição são inerentes ao povo de São Luís, esse patrimônio mundial, onde o sol brilha o ano inteiro!

No mês de junho a cidade se transforma e vira um grande arraial. O colorido das fantasias que refletem as fogueiras com suas labaredas “embaladas” ao o som dos pandeirões que fazem até o mais sisudo turista se balançar. A Festa de São João do São Luis do Maranhão certamente é uma das mais alegres do Brasil.

BUMBA MEU BOI, O MAIOR DESTAQUE!

Entre as centenas de manifestações culturais em uma época tão importante e festiva para os maranhenses, e que atrai tantos turistas, uma tem destaque especial, é o “Bumba Meu Boi”. Manifestação cultural unindo diversos elementos das culturas negra, indígena e portuguesa, que traz na música e nas fantasias os aspectos mais fortes de apelo cultural.

HISTÓRIA DA LENDA.

A lenda se refere à história do escravo “Pai Francisco” que para agradar e satisfazer sua mulher, de nome Catarina, que estava grávida e com um imenso desejo de comer “língua de boi”, matou um bezerro chamado “Mimoso”, este era o mais querido de seu senhor. O senhor dos escravos descobriu o que Pai Francisco havia feito e ficou furioso, mas o marido e a mulher fugiram na esperança de não serem pegos, porém não tiveram êxito, já que foram pegos e presos. Depois disso, feiticeiros, com a ajuda de rituais mágicos, conseguiram ressuscitar o animal, para a sorte de Pai Francisco e Catarina que acabaram ficando livres.

PREPARAÇÃO.

Existem alguns nomes para os diferentes ritmos dos bois, ou seja, os “sotaques”, conforme regionalmente chamados, alguns deles:

  • Boi de Matraca: também conhecido como Ilha, é o preferido pelos habitantes de São Luís.
  • Maravilhoso: mais lento, mas com um bailado contagiante.
  • Zabumba: ritmo original do Bumba Meu Boi.

A preparação dos diferentes tipos de bois se dá bem antes do início das festas juninas. O envolvimento das tradicionais costureiras, bordadeiras e também de todas as pessoas que, de uma forma ou outra, contribuem para as cores, belezas, ornamentos e todo o tipo de decoração nos bois nas festas é “enorme”.

São Luís do Maranhão é um lugar único que guarda além dos Lençóis Maranhenses, das praias, da arquitetura e da alegre Festa de São João, com suas cores, danças e folclore típico regional, um povo sempre pronto a receber sorrindo os turistas que acabam se apaixonando pela cultura maranhense!

As agências de viagens oferecem pacotes de viagens bem atrativos. Veja os pacotes de viagens da CVC e da Submarino Viagens.

Fonte: Governo do Maranhão, Prefeitura de São Luis, férias brasil, cidades históricas e EBC.

E aí, Curtiu?

Se você gostou dessas informações sobre a Festa de São João de São Luis do Maranhão, certamente seus amigos também vão gostar! Então compartilhe! 😀

Você já visitou São Luis neste período festivo? Conte pra gente sua experiência! 😉

Clique aqui e veja mais fotos de São Luis do Maranhão!


FIQUE ATUALIZADO

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog.

 

Author: Shirley Gomes

Cearense de coração, apaixonada por viagens e fotografia, criou o site Dicas de Viagens Baratas para mostrar que é possível fazer ótimas viagens mesmo com pouco dinheiro, pois com planejamento e organização é possível viajar para qualquer destino, basta querer.

Share This Post On
Você gosta do Blog e deseja ajudar? Nós ganhamos uma comissão do Booking quando você faz sua reserva através dos banners e links inseridos aqui! Você não paga nem um centavo a mais por isso e ainda ajuda na manutenção do Blog! Agradeço desde já! Booking.com

Trackbacks/Pingbacks

  1. A Festa Junina do Ceará Chegou para Surpreender Você! - Dicas de Viagens Baratas - Blog de Viagem - […] Em São Luís, no Maranhão, a festa é embalada pelas apresentações dos Bois. Como nossa cultura é rica. Leia…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *